5 benefícios do pole dance para a saúde física e mental

Pole dance é para todos – homens e mulheres, independentemente do peso. O nosso corpo é capaz de coisas extraordinárias e mesmo o impossível pode ser viável se aliado a uma escola de qualidade, com bons professores. E, assim como outros exercícios físicos, o pole dance traz benefícios para a saúde mental e física no curto, médio e longo prazo!

Érica Milhomem, sócia da Pole Cat RJ, na apresentação do estúdio The Flying Room

Continue lendo este post para saber quais benefícios são esses e como eles farão a diferença na sua vida.

1. Auto-estima

Muitas pessoas começam a fazer pole como uma forma de lidar consigo mesmas e com o próprio corpo. E não é à toa: as aulas são de frente para um espelho e exigem um short relativamente curto. No pole, trava de pele é tudo (e é também por isso que você vê tantas pole dancers com roupas curtas) e dançar, com roupa curta, de frente para o espelho pode ser desafiador.

Como em outras danças, não adianta você ficar preocupada ou preocupado com aquela gordurinha extra, ou com a forma como seu corpo se mexe. Na verdade, quanto mais preocupado, pior: dança é também leveza e fluidez.

É preciso constantemente encarar quem de fato somos e isso abre portas para uma aceitação sem precedentes. Com o tempo, quando vamos conquistando movimentos e coreografias, naturalmente vamos entendendo que somos sim capazes. E isso muda completamente nossa relação com a gente mesmo.

2. Flexibilidade

Quem faz pole duas ou três vezes na semana (ou aula específica de flex) vê melhora significativa na flexibilidade também. Desenvolvemos capacidade de fazer movimentos mais amplos com nossas articulações permitindo linhas mais bonitas nas poses do pole dance (e do dia-a-dia, por que não?)

Nas aulas exclusivas de flexibilidade, além de ampliar seus arcos de movimento, você vai desenvolver uma maior consciência corporal, por meio de exercícios focados que te trazem conhecimento sobre cada parte do seu corpo. Além disso, essas aulas ajudam na redução do estresse – quem faz sabe… Flex se torna quase uma terapia!

Treinar flex é começar a entender sobre postura, benefício que a gente leva para a vida inteira, e ainda aumenta eficácia de movimentos durante a dança e até mesmo nos movimentos cotidianos.

Vanessa Wylde em apresentação
Vanessa Wylde na performance ganhadora do Exotic Generation Brazil 2019

3. Força

Assim como a flexibilidade, a força é uma aptidão física que desenvolvemos com um treino mais regular de pole. Existem diferentes tipos de força, como a força dinâmica para escalar uma barra vertical e a força isométrica de sustentar uma postura estática lá em cima. Nas aulas de pole, desenvolvemos essas habilidades de forma gradual, começando com movimentos no chão que todo mundo pode fazer! 

Exatamente o que você leu! Não precisa ter força para começar as aulas de pole! Os ganhos virão ao longo das aulas e eles vão te ajudar a evoluir tecnicamente no pole dance além de deixar seu corpo mais forte para as atividades do seu dia-a-dia.

Por exemplo, carregar as compras do mercado sem se machucar, ir e voltar para o trabalho com todo aquele peso nas costas sem que isso prejudique tanto a postura. Fora que esse tipo de treino também auxilia muito na prevenção de lesões, devido ao equilíbrio muscular.

Em resumo: com mais força, menor a chance de você se machucar. 

4. Resistência

Sabe aquela escada do trabalho que, quando você descobre que o elevador não funciona, você já sofre antecipadamente de ter que subir? O treino rotineiro de pole nos ajuda a criar resistência que faz parte do nosso dia a dia.

Você não precisa ser um atleta, correr todo dia 5km ou qualquer coisa assim para precisar ser resistente. Afinal, resistência é a nossa capacidade de fazer um esforço de forma mais prolongada, sem afetar a nossa qualidade de vida ou do próprio exercício.

E pole dance não é apenas aprender moves isolados para tirar uma foto bonita para colocar no Instagram. É também conseguir dançar por 2 minutos sem escorregar tanto na barra, é terminar uma coreografia cansada, mas inteira. É treinar constantemente sem se sentir completamente exausta.

5. Equilíbrio

Você já deve ter percebido que os pontos anteriores estão todos interligados, certo? Com esse último não é diferente. O equilíbrio é fruto da mistura de flexibilidade, força e resistência, é mais que um core em dia – que não é só abdômen forte. É mais que dançar num salto de 15 ou 20cm.

Ele trabalha o nosso sistema nervoso e auxilia na coordenação motora. Quer algo mais importante que isso?

Benefícios do pole dance

Em um breve resumo, o treino rotineiro de pole dance auxilia:

  • a auto-estima;
  • a flexibilidade;
  • a força;
  • a resistência;
  • e o equilíbrio.

E é por ser uma atividade tão completa que é um excelente exercício para qualquer nível. Desde quem nunca praticou um esporte até quem já está acostumado a ir à academia várias vezes na semana. Que tal ver tudo isso por conta própria?

Tags: No tags

Comments are closed.